A Raízen Power, representante licenciada da Shell, e a BYD anunciaram uma parceria para ampliar a infraestrutura de mobilidade elétrica no Brasil: instalarão 600 carregadores rápidos até 2027.
O projeto iniciará em 2024 e atenderá oito capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O anúncio realizado durante um evento em Shenzhen, na China, promete uma capacidade de recarga de 18.000 kW que serão atendidos com energia 100% limpa e renovável. Para isso, a Shell realizará maiores investimentos em geração distribuída e no mercado livre de energia.
Os carregadores terão a marca da Shell Recharge, e os clientes da BYD terão descontos nos pontos de recarga instalados. Segundo Tyler Li, presidente da BYD Brasil: “A BYD tem como missão incentivar o uso de tecnologias que não poluam e impulsionar o crescimento do transporte movido por energia limpa. É fundamental investirmos e incentivarmos a melhoria da infraestrutura de carregamento para ampliar o acesso aos carros elétricos. O Brasil é um país de dimensões continentais e devemos espalhar a estrutura de recarga em todas as regiões e os carregadores da BYD vão ajudar a atingir esse objetivo”.
O anúncio da parceria no país é uma extensão do acordo de cooperação estratégica assinado pelas duas empresas em 2022. Nele, a Shell e a BYD visam acelerar a transição energética e melhorar a experiência de recarga para os clientes de veículos elétricos e híbridos plug-in da BYD.
Atualmente, a Shell possui 55.000 pontos públicos de carregamento em mais de 30 países, e visa alcançar 70.000 pontos até 2025.
