- Autor: BRZ Energia
- Data: 27/07/2020

Essa pergunta é bastante comum e a resposta é…
a instalação é prática e não tem mistério. Por isso, não se preocupe.
Para deixar mais claro, separamos os principais tópicos a serem observados em casas construídas ou que ainda estão na planta para demonstrar isso.
Área para instalação e orientação do telhado
O sistema fotovoltaico terá maior aproveitamento ao ser orientado para o norte. Por isso, áreas com essa orientação, ou aproximadas, serão preferencialmente utilizadas. Cuidado com obstáculos que possam causar sombreamentos nos módulos: árvores, chaminés, antenas e platibanda por exemplo.
Para casas que estão saindo do papel: com o consumo atual é possível ter uma ideia do tamanho do sistema e consequentemente da área mínima necessária. Entretanto, provavelmente seu consumo aumentará em uma nova residência.
Cuide possíveis sombras de cortes do telhado e lembre que precisa ser deixado espaço para os eletricistas realizarem as manutenções.
Passagem de cabos
Serão utilizados eletrodutos/conduítes para a passagem dos cabos vindos do telhado até o local de instalação do inversor. Podem ser externos ou internos, dependem do acabamento desejado e viabilidade.
Para novas construções, como o número de cabos será variável conforme o tamanho do sistema (cabos positivos, negativos e aterramento), deixe um eletroduto maior para facilitar a instalação e não ocasionar imprevistos.
Local de instalação do Inversor e conexão à rede
O inversor deve ficar em local protegido de intempéries e arejado, com aproximadamente 1,5 m livres para as posições da stringbox, inversor e quadro CA respeitarem os distanciamentos especificados pelo fabricante.
Prever um trajeto de conexão entre o sistema e o quadro de distribuição da residência auxilia na decisão do local do inversor.
Aterramento
Os aterramentos dos módulos fotovoltaicos, estruturas, proteções e inversor devem ser interligados ao barramento de aterramento do restante da residência. Somente com a equipotencialização o aterramento poderá atuar corretamente.
Sistema de aterramento: aterramento funcional + aterramento de proteção
Independente do caso, planejar antecipadamente a instalação propiciará um melhor acabamento, agilizará o processo e sem dúvidas ficará exatamente conforme desejado para você economizar todos os dias.