- Autor: BRZ Energia
- Data: 06/07/2020

Quando é explicado como opera um sistema fotovoltaico, basicamente é informado que o inversor realiza a conversão de corrente contínua para corrente alternada. Entretanto, ele faz muito mais que apenas isso.
Por isso, resolvemos explicar as principais funções do inversor fotovoltaico:
1 – (Tudo bem, vamos começar pela mais conhecida) Conversão de corrente

Os módulos fotovoltaicos geram energia a partir da produção de uma corrente contínua, originada pelo movimento interno de elétrons. Como nossos aparatos elétricos operam com corrente alternada o inversor realiza essa adequação da corrente. Porém, não somente converter e pronto, há parâmetros para isso. Portanto, vamos para o segundo tópico:
2 – Atender as especificações da concessionária, manter a qualidade de energia especificada e garantir segurança na operação.
O inversor adequará a energia convertida conforme os padrões adquiridos da concessionária e limites estabelecidos: faixas de tensão, corrente, frequência, tempo de conexão e outros fatores. Dessa forma os equipamentos internos e a rede elétrica estarão protegidos de possíveis surtos e anomalias que possam ser causados pelo sistema fotovoltaico.
Outro tópico imprescindível é o anti-ilhamento da geração, pois a operação do sistema deve ser interrompida em momentos de falta de fornecimento de energia pela distribuidora. Essa medida é uma prevenção para que não ocorra danificações à rede ou, principalmente, colaboradores durante manutenção.
3 – Gerenciamento de operação e otimização da geração de energia
O inversor possui um seguidor de ponto de máxima potência, MPPT (Maximum power point tracking), para definir a maior potência instantânea. Basicamente é um algoritmo que fica constante buscando a melhor combinação entre tensão e corrente para fornecer a maior potência possível e aumentar o rendimento da instalação.
É necessário o seguidor, pois a curva de operação do sistema fotovoltaico é variável conforme a temperatura do módulo e a irradiância incidente. Portanto, para cada variação temporal, momento do dia, existe um diferente ponto de máxima potência.
No gráfico abaixo, de tensão x corrente de um módulos de 325 Wp, pode ser exemplificado a forma de operação do seguidor. Para cada hora do dia, conforme variação da irradiância solar, há uma combinação ideal de tensão e corrente para resultar na maior potência possível. O MPPT busca sempre esse ponto de máxima potência, localizado no “joelho” da curva para aumentar o rendimento do sistema.

Essas são as principais funções do inversor fotovoltaico. Como podemos perceber, ele faz todo o gerenciamento do sistema e parte da proteção. Esperamos que tenha gostado do conteúdo.