- Autor: BRZ Energia
- Data: 31/07/2020

Está aqui o guia resumido de todas as principais etapas necessárias para correta instalação de um sistema fotovoltaico.
Descrevemos em tópicos para simplificar tudo e te deixar bem informado.
Separamos a explicação em 3 etapas principais:
1ª Etapa – Análise Inicial📋
Todas informações necessárias para a realização do projeto e instalação sem surpresas devem ser levantadas nesse momento.
-
a) Consumo médio mensal da unidade:
O histórico de consumo, presente na fatura de energia, é analisado para avaliar a viabilidade técnica e financeira de instalação do sistema fotovoltaico.
-
b) Local de instalação
Aqui estão pontos de grande importância para a correta implementação e operação do sistema:
- Área disponível: Confirmar que não haverá falta de espaço para os módulos;
- Inclinação e orientação do telhado: Dados imprescindíveis para dimensionar corretamente a potência a ser instalada;
- Sombreamento: Árvores, chaminés, postes, cortes no telhado, antenas e outros obstáculos podem causar sombras no local de instalação e consequentemente interferir na geração de energia. Por isso, o sombreamento deve ser considerado para não haver surpresas posteriores.
-
c) Padrão de entrada e Circuitos elétricos Internos
A potência disponibilizada para a residência ou comércio deve ser compatível com a potência do sistema fotovoltaico. Comumente não há necessidade de alterações, mas sempre deve ser confirmado. Também são avaliados possíveis locais para instalação do inversor e sua conexão à rede, com o intuito de posicioná-lo no melhor local para a unidade.
2ª Etapa – Dimensionamento do sistema fotovoltaico📐
-
a) Potência do sistema, equipamentos e proteções
Consiste em simular qual a potência em módulos fotovoltaicos e inversor será necessária para suprir o consumo determinado nas condições do local de instalação (inclinação, orientação e possíveis sombreamentos).
- Módulos: Conforme a área disponível e a potência necessária será determinada a potência de cada módulo para encontrar o melhor custo-benefício possível.
- Inversor: A escolha do inversor levará em consideração a potência em módulos fotovoltaicos e a disposição dos módulos no telhado ou estrutura. Se houver mais de uma orientação dos módulos, o inversor deverá ter a capacidade de gerenciar isso.
- Proteções: Conforme modelos de inversores, distâncias e locais de instalação previstos para os equipamentos serão determinadas as proteções elétricas necessárias. Proteções contra surtos e anomalias.
-
b) Projeto Executivo
Após definição de todo o escopo do sistema, é realizado o projeto executivo. Seguindo todas as normas vigentes, são elaboradas as plantas baixas contendo a implantação do sistema fotovoltaico na unidade e todos os diagramas elétricos necessários para correta execução do projeto.
Toda a documentação comercial para homologação do sistema na concessionária local também é anexada ao projeto executivo.
3ª Etapa – Execução do projeto👷🏻♂️
-
a) Instalação do sistema
Após aprovação do projeto pela concessionária, uma equipe devidamente treinada e certificada realizará a execução do projeto conforme dimensionado. Posteriormente, é realizado o comissionamento do sistema fotovoltaico para confirmação de que sua operação e instalação estão corretas.
-
b) Vistoria e Troca do Medidor
Concluída a instalação, solicita-se a vistoria pela concessionária. Ela confirmará que o sistema está de acordo com o projetado e aprovará o sistema. A própria distribuidora realizará a troca do medidor da unidade por um medidor bidirecional.
A partir desse momento você iniciará a geração da sua própria energia e economizará todos os meses☀️👏🏼!
São várias etapas descritas e parece um processo lento, mas é muito mais simples que imagina.
Você não precisará se envolver com nada. Tudo é realizado pela nossa experiente e capacitada equipe.
O tempo necessário para aprovação e liberação é variável conforme a concessionária/permissionária, mas leva cerca de 30 – 45 dias.